Educação

PROERD FORMA 72 NOVOS ALUNOS NA LUTA CONTRA AS DROGAS E A VIOLÊNCIA NA CIDADE DE CLARAVAL

Publicado - 7 de Junho 2023

A quadra poliesportiva da Escola Municipal Professor Joaquim Borges De Freitas, em Claraval (MG), ficou lotada na noite desta terça-feira (6) para a cerimônia de formatura da primeira turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), executado pela Polícia Militar. O soldado PM Lennon Oliveira Duarte, do Destacamento da PM de Claraval, foi o instrutor responsável pela formação de 72 alunos divididos entre os 5° anos A e B da Escola Joaquim Borges e o 7º ano da Escola Estadual Iarbas Rodrigues.

A solenidade reuniu estudantes, familiares, educadores e autoridades, entre elas, o subcomandante do 12º Batalhão da Policia Militar (BPM) de Passos (MG), major Daniel Cardoso Ladeira, a secretaria municipal de Educação Lucia Gomes de Freitas, e o prefeito Luiz Gonzaga Cintra (Avante), o Luizão. A Banda do 12º BPM abrilhantou a cerimônia com a execução ao vivo dos mais variados temas musicais. A presença do Leão Daren, mascote oficial do Proerd, e do PM Amigo Legal levaram as crianças ao delírio.

A entrega dos certificados aos formandos foi o destaque do evento, bem como a distribuição de brindes aos estudantes Ludimila Santos Teixeira (5º Ano A), Isadora Mendonça Moreira (5º Ano B) e Victor Silva Nogueira (7º Ano) que apresentaram as melhores redações com o tema “O que eu aprendi com o Proerd”. Os alunos Davi José Souza Freitas (5º Ano A), Helena dos Anjos Cândido Silva (5º Ano B) e Daniel Lima de Souza (7º Ano), que se destacaram pelo empenho durante as aulas, também foram contemplados com brindes doados por comerciantes e empresários de Claraval.

PRA VIDA TODA

“O curso oferece estratégias para que as crianças se tornem cidadãos de bem, que saibam como fugir à oferta de drogas e à violência. Através desse programa, a Polícia Militar contribui para que as crianças trilhem o caminho do bem”, destacou o soldado Lennon, instrutor do Proerd na cidade. Na opinião da secretária Municipal de Educação, Lúcia Freitas, o Proerd contribuiu muito pela melhora da disciplina dos estudantes nas escolas e na comunidade. “Obrigada a todos que acreditaram nesse programa”.

O prefeito Luizão, na abertura do seu breve discurso, agradeceu a PM por ajudar Claraval e teceu elogios ao soldado Lennon. “Ele realiza esse trabalho sem ganhar nada mais por isso, de forma voluntária e com uma dedicação sem igual em busca de ensinar as nossas crianças sobre os perigos das drogas e como se manter longe delas. Essa é uma lição pra vida toda”, afirmou o Chefe do Executivo claravalense.

A autoridade de patente mais alta presente na formatura, o major Daniel Ladeira, salientou que o trabalho do Proerd nas escolas tem ajudado muito a aproximação entre a PM e a comunidade. “Conversando com as crianças, estamos conseguindo despertar nelas e nos familiares o interesse pela segurança de todos”, disse.

AS AULAS

As aulas tem duração de três meses e são divididas em dez capítulos. Elas abordam temas como drogas, violência, bullyng, estratégias para resistir à pressão e as drogas, entre outros.

A iniciativa da Polícia Militar em Claraval teve como parceiros as escolas municipal e estadual, Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e empresários/comerciantes.

O PROERD

O PROERD surgiu em 1983 sob a chancela do programa norte-americano DARE-Drug Abuse Resistance Education. Em 1992 ele foi implantado no Brasil. O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado de Policial PROERD, professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre os estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões e a influência diária para o uso de drogas e a pratica a violência.