História

Claraval é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Passos. Sua população estimada em 2018 era de 4.810 habitantes. A área é de 211,3 km² e a densidade demográfica, de 22,10 hab/km². Seus municípios limítrofes são Ibiraci a nordeste, leste e sudeste e os paulistas Franca a sudoeste, Cristais Paulista a oeste e Pedregulho a noroeste. O atual prefeito, cujo mandato é de 1º de janeiro de 2017 até 31 de dezembro de 2020, é Luiz Gonzaga Cintra (Avante). As terras de Claraval, já nos fins do século XVIII, eram habitadas por elementos civilizados, existindo diversas fazendas com seus senhores e escravos; a agricultura era na época, a atividade principal. Foi aproximadamente em 1864 que o garimpeiro João Tertuliano Pinto Bispo, natural de Diamantina, vindo de Estrela do Sul para o Serro, ao atravessar a região claravalense, encontrou diamantes, dando início assim ao garimpo nas águas do Rio das Canoas. A notícia espalhou-se rapidamente e dentro de pouco tempo, grande número de aventureiros atraídos pela possibilidade de ganhos rápidos no garimpo, ali se estabeleceram. Formou-se assim, um pequeno núcleo às margens do Rio Canoas, que tomou maior impulso quando, em 1877, foi feita uma doação de terras para o futuro patrimônio de Claraval, pelo fazendeiro José Garcia Lopes da Silva. A origem do topônimo foi uma homenagem a São Bernardo, Abade de Claraval (Clairvaux, em francês), pelo fato de ter coincidido o ano de sua emancipação administrativa com o 8º centenário da morte daquele Santo. Ex-Distrito de Garimpo das Canoas, do Município de Ibiraci, elevado à categoria de município pela Lei nº 1039, de 12 de dezembro de 1953 que fixou o quadro territorial para vigorar em 1954-1958 com a denominação de Claraval e composto de 1 distrito, Claraval, assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960. Na Cultura, esporte e lazer temos o Clube Hípico Claraval com 65 anos de tradição e Campeonato municipal de futebol de campo com 26 anos de tradição.

Atrativos Turísticos: além do Mosteiro tem-se o Lago artificial da represa Hidrelétrica de Estreito: com uma área alagada, com opções para pesca, atação, náutica e iatismo; Cachoeira do Ribeirão do Ouro ou “Maria Rosa”: cortina de água cristalina que possui uma queda de mais de 30 metros; Campeonato Regional de Hipismo: modalidade originária da Europa (Itália), trazido há mais de 65 anos pelos monges cistercienses, realizado de maio a outubro entre várias equipes da região, envolvendo municípios mineiros e paulistas, cujas provas de saltos e obstáculos, agilidade, troca de bandeira (bastão), pega de lenço e do chapéu, requerem doa cavaleiras e respectivas montarias muito treino e habilidade. Claraval é pioneira em todo o Brasil nessa modalidade esportiva , há o Clube Recreativo “Recanto do Sol”, além de várias trilhas para prática de ciclismo.

O Mosteiro Cisterciense tornou-se ao longo dos anos um dos pontos turísticos de maior destaque de Claraval, oferece aos visitantes produtos de fabricação própria como: licores, pães, geleias e cartões postais.

Com um povo atencioso, hospitaleiro, que aprecia a simplicidade e os prazeres da vida cotidiana, Claraval, ainda mantém vivos os costumes do interior mesmo estando a uma curta distância de cidades de médio porte como Franca, Passos e Ribeirão Preto.