INAUGURAÇÃO DE UBS VIRA “PALCO” DE HOMENAGENS A LUIZÃO

Publicado - 19 de Junho 2023

Centenas de pessoas se reuniram no final da tarde de sexta-feira (16) para participarem da entrega das novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Elaine Lemos Cintra”, na Comunidade Porteira da Pedra, zona Rural de Claraval (MG). Deputados, vereadores, representantes de instituições da região ligados à área da Saúde, militares, secretários municipais, servidores, moradores da região, entre outros, estiveram presentes ao evento. Os elogios ao chefe de Gabinete e secretário municipal da Saúde, Valber Vidal Cintra, pela grandiosidade da obra, ecoaram. Mas o grande homenageado foi o prefeito Luiz Gonzaga Cintra (Avante), o Luizão, que esteve acompanhado da primeira-dama Helena Cintra e toda família. Até um dos políticos de oposição se rendeu, lhe entregou uma placa em nome da Comunidade Porteira da Pedra e afirmou: “O Luiz é o prefeito que mais fez por Claraval em toda sua história”.

O atendimento na área de saúde aos moradores da região no entorno da Porteira da Pedra teve início em 1993 com a entrega do primeiro “postinho”. Ao longo de anos vieram, entre outros, o Programa Saúde da Família (PSF) e a UBS, que precisou ser instalada em um imóvel alugado. O crescimento populacional (um em cada três habitantes do município reside na região) aliado ao desejo do prefeito Luizão de oferecer novos recursos médicos, o levaram a se unir a Valber Cintra. A dupla passou a planejar a construção do prédio próprio da UBS e com recursos próprios, já que a liberação de recursos estadual e federal dependeria de seguir normas pré-estabelecidas, como ter que erguer a edificação baseada em projeto do Governo Federal. Com o aval da Vigilância Sanitária nasceu a unidade modelo inaugurada nesta sexta-feira e que passa a atender a partir desta segunda-feira (19).

A INAUGURAÇÃO

Paulo Roberto Moreira, o doutor Paulo, mais antigo médico de Claraval, abriu a cerimônia contando um pouco da história da inclusão da Saúde na Comunidade Porteira da Pedra, que segundo ele, tiveram altos e baixos ao longo de décadas, mas que se firmou na administração do prefeito Luizão. “Você (prefeito) provou que sabendo usar nunca vai faltar. Com esta estrutura sendo entregue, a população estará mais saudável”.

Superintendente da Superintendência Regional de Saúde de Passos (MG), Kátia Rita Gonçalves, disse que Claraval é destaque em toda região por que o trabalho que a administração do prefeito realiza é diferente. “Aqui tudo é pensado e planejado, o que faz toda a diferença e torna Claraval única e modelo de gestão”, afirmou.

“O cargo público pode transformar vidas e o Luizão está transformando vidas”. Foi com estas palavras que o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PL) abriu o seu breve discurso. Enalteceu o trabalho do amigo de longa data (Luizão) e da pasta Municipal de Saúde. Ao se dirigir à plateia afirmou que nunca viu uma unidade de saúde tão completa e com qualidade (posteriormente e informalmente no interior da UBS disse ao grupo que o acompanhava que o local parecia um hospital).

O deputado Federal Emidinho Madeira (PL) começou falando do chefe de Gabinete e secretário de saúde Valber Cintra, a quem classificou como “modelo de secretário municipal, um orgulho para a família e para Claraval”. Madeira na sequência se dirigiu a Luizão e o classificou como o melhor prefeito que já conheceu. “Trabalho em mais de 120 cidades e nunca vi um prefeito mais humilde e que com o jeito dele, convence a todos e consegue o que quer para a sua cidade. Exemplo de prefeito. Uma rocha, sábio e humilde”.

Valber Cintra, antes de se pronunciar, fez questão de ter toda a equipe de saúde presente ao seu lado. Nas palavras iniciais, o responsável pela área de saúde em Claraval classificou o prefeito como uma pessoa humilde, mas de grande sabedoria e conhecedora de tudo o que diz respeito à administração pública. “Um capitão que nos coloca na linha”. Sobre a UBS que estava sendo entregue, disse que tudo foi pensado e planejado para ser funcional e atender a população por no mínimo 20 anos. No final, em nome de todos os profissionais da área de saúde, Valber entregou uma placa ao prefeito como forma de agradecimento por tudo o que ele fez e faz pela saúde de Claraval.

O prefeito Luizão foi o último a discursar. Cumprimentou cada um dos convidados que compuseram o palanque de honra, destacando entre eles a esposa, primeira-dama Helena Cintra. “Minha companheira de muito tempo”. Agradeceu os elogios e em poucas palavras afirmou que a obra foi um esforço grande de todos os membros da administração e realizada com recursos próprios e lembrou: “Só os equipamentos foram adquiridos com dinheiro vindo das emendas dos nossos deputados (Antônio Carlos e Emidinho)”.

SURPRESA GERAL

Havia expectativa para o descerramento da placa inaugural, quando os presentes foram surpreendidos por um dos integrantes da ala de oposição à administração do prefeito Luizão, vereador Honoroalde Carrijo Silvério (MDB), o Nono. Falando em nome da Comunidade da Porteira da Pedra, Nono entregou uma placa de agradecimento e para “fechar” o dia de surpresas e homenagens disse que “o Luiz (prefeito) fez mais (pelo município) do que qualquer outro em toda a história de Claraval”.

A inauguração prosseguiu com as bênçãos do padre Guilherme, Prior do Mosteiro de Claraval, e o tradicional corte simbólico da fita. O encerramento foi com uma festa regrada às tradições juninas para todos os presentes. “Agora é hora de relaxar, aproveitar o final de semana para descansar, por que segunda-feira, 7 horas, uma nova vida, uma nova realidade começa para os moradores da Comunidade Porteira da Pedra”, definiu Valber Cintra.