CLARAVAL É SELO OURO PELA SEGUNDA VEZ POR CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Publicado - 23 de Abril 2024

Por Barros Filho

A Prefeitura de Claraval (MG), através da Secretaria Municipal de Saúde, foi contemplada nesta segunda-feira (22) com o Selo Ouro do Programa “Bora Vacinar”, por alcançar as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). O reconhecimento é do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS) e Associação Mineira de Municípios (AMM). Foi o segundo Ouro consecutivo de Claraval.

Dos 853 municípios mineiros, 356 alcançaram ou que se aproximaram da meta de vacinação infantil em 2023 e receberam a certificação (Selo Bora Vacinar). A premiação foi no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte (MG). Vilma Aparecida Ribeiro, diretora do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, representou Claraval e recebeu a premiação em nome do prefeito Luiz Gonzaga Cintra (Avante), o Luizão.

Na comparação com a primeira edição ano passado, houve um aumento de quase 25% em relação ao número de municípios certificados com os selos ouro e prata. O número subiu de 286 para 356. O Selo Ouro é conferido ao município que atinge a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças menores de um ano e com um ano de idade (além de Claraval, outras 121 cidades receberam a premiação máxima nesse ano). O Selo Prata vai para o município que consegue atingir de dez a 13 vacinas (na atual edição, 234 cidades foram contempladas).

O Selo Bora Vacinar foi criado em 2023 para estimular ações municipais de incentivo à vacinação com o intuito de aumentar a cobertura vacinal, seja por meio da melhora dos resultados que se encontrarem abaixo das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde (MS), seja pela ampliação dos níveis de imunização.  Na primeira edição do ano passado, Claraval já havia sido contemplada com o Selo Ouro, e repetiu em 2024.

Segundo procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior, o Selo Bora Vacinar veio para ficar. “Desde 2023 já houve evolução muito grande e continuaremos com essa campanha e esse reconhecimento aos municípios que atingem a meta. O Selo Bora Vacinar é um prêmio aos municípios com alto número de vacinação e precisamos estimular outros para que eles façam a mesma coisa”.

“A equipe da Saúde se empenha muito para cumprir metas, e todo esse esforço não é em vão. Trabalhos como este, quando são premiados, são reconhecidos e geram ainda mais recursos para o município continuar trabalhando em prol da população”, destacou Luizão.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde agradeceu o prefeito pela confiança, e lembrou que os prêmios são de todos os profissionais de saúde de Claraval, que se mobilizam e intensificam ações em todos os projetos, como a multivacinação.