O alagamento de uma residência na Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira acendeu o sinal de alerta. Durante uma tempestade, os moradores do local foram surpreendidos pela invasão de água. A Prefeitura foi acionada e estudos apontaram que uma galeria pluvial que passa sob a casa havia se rompido. Após acordo, a família aceitou se mudar para uma residência alugada pela Prefeitura e na manhã desta terça-feira (8) as obras de recuperação da galeria tiveram início.
Segundo o engenheiro Robson de Andrade Abrão, não há previsão para o termino da obra. “A galeria passa sob os alicerces da casa e de um muro lateral. O nosso pessoal abriu um buraco no ponto exato onde a estrutura desabou e vem retirando o material inservível com todo o cuidado. Como o local é um corredor estreito, não há como instalar tubos novos. A construção de uma caixa de cimento reforçada foi a solução encontrada e isso demanda tempo”, disse Abrão.
“A recuperação da galeria era uma das nossas preocupações há alguns meses. Além de colocar em risco a vida dos moradores do local, colocava em risco todo o sistema de escoamento de água das chuvas”, destacou o prefeito Luiz Gonzaga Cintra (Avante), o Luizão, que está acompanhando a obra in loco. Segundo Luizão, foi necessário retirar a família da casa por motivos de segurança e para que a execução da obra não atrapalhasse a rotina dos moradores.
A galeria que colapsou existe há mais de 30 anos.