Secretaria de Saúde volta a realizar as pequenas cirurgias.

Publicado - 11 de Maio 2022

Secretaria de Saúde volta a realizar as pequenas cirurgias.
Os pacientes de Claraval (MG) que estavam na fila de espera pela chamada pequena cirurgia já podem comemorar.
A Secretaria Municipal de Saúde retomou os procedimentos cirúrgicos junto à Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora Aparecida após mais de dois anos de espera.
“As pequenas cirurgias marcam um novo momento para a saúde de Claraval, uma das áreas prioritárias da administração municipal”, disse o secretário da pasta Válber Vidal Cintra.
A demanda estava reprimida desde o início de 2020 com o surgimento da pandemia da Covid-19.
Em abril, a Secretara de Saúde assinou contrato e a responsabilidade pelas pequenas cirurgias foi assumida por Eduardo Rodrigues Chagas Silveira, médico cirurgião geral e do aparelho digestivo.
Os primeiros 30 pacientes cadastrados na fila foram atendidos na manhã da última quinta-feira (5) pela equipe da unidade, juntamente com o novo médico.
Eles receberam a assistência necessária para que as pequenas cirurgias fossem realizadas sem nenhum imprevisto no período da tarde. Dez passaram nos exames.
Outros 30 cadastrados no sistema receberam o mesmo atendimento na terça-feira (10). Mais dez fizeram cirurgia.
“Com o controle da pandemia está sendo possível retomar serviços como as pequenas cirurgias, o que nos deixa muito satisfeitos com a área da saúde”, declarou o prefeito Luiz Gonzaga Cintra (Avante), o Luizão.
O secretário Válber Cintra explicou que para a volta das cirurgias foram identificadas as demandas e iniciado o plano de retomada. Ao longo de convocação dos pacientes da fila foi constatado que a demanda era menor do que se imaginava.
“Muitos já não necessitavam do procedimento pelos mais diferentes motivos, o que fez com que a fila diminuísse em torno de 50%”, explicou Cintra.
A expectativa da Secretaria de Saúde é realizar entre 10 a 20 cirurgias por mês, que incluem a retirada de pintas, verrugas, cistos, materiais para biopsias, entre outros.
“São cirurgias de pequeno porte, mas de grande importância para os pacientes e para a saúde deles como um todo.
É um serviço totalmente gratuito e que vem melhorar o atendimento prestado à população na área da saúde”, enfatizou Cintra.