Agricultura e Meio Ambiente

MAIS GENÉTICA.

Publicado - 1 de Setembro 2022

O Programa Mais Genética do Governo de Minas Gerais, tem como objetivo melhorar a qualidade genética do rebanho, visando aumentar a produtividade de leite e a renda do pequeno e médio produtor.
O município de Claraval faz parte do programa que consiste em realizar inseminações para os produtores rurais, com parceria realizada entre Mais Genetica, Emater.
O programa disponibiliza a inseminação, o botijão de nitrogênio, doses de sêmen e moto para o deslocamento do inseminador.
O serviço de inseminação e a manutenção do botijão (reposição de nitrogênio), onde é conservado as doses de sêmen, fica disponibilizado pela prefeitura de claraval. O produtor poderá escolher entre as raças que são disponíveis pelo programa, são elas: Holandês (2 touros), Gir Leiteiro (2 touros), Girolando (4 touros), Guzerá leiteiro (2 touros) e Nelore (3 touros).
No município de Claraval, no primeiro semestre de 2022 foram realizados aproximadamente 150 inseminações, entre elas cio natural e animais que foram inseminados através da I.A.T.F (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), animais protocolados, com isso obtivemos 65% de prenhez em mais de 40 propriedades atendidas.