Administração

CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS A MADRE CARMELA PELOS 60 ANOS DE PROFISSÃO RELIGIOSA, FOI MARCADA COM HOMENAGENS E DESPEDIDAS.

Publicado - 24 de Outubro 2022

Foi realizada ontem, dia 23 de Outubro de 2022 (domingo), celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 60 anos de profissão religiosa de Madre Carmela no Mosteiro de Claraval.

A celebração foi presidida pelo Prior do Mosteiro de Claraval, Padre Guilherme e teve como concelebrantes, Padre André e o Padre Norival Sardinha da cidade de Ibiraci.

Durante a missa Madre Carmela, fez a renovação de seus votos de ordenação que teve como testemunha da sociedade civil o Prefeito Luiz Gonzaga Cintra.

O evento religioso, foi marcado pelas homenagens de despedida que Madre Carmela recebeu do chefe do poder executivo, Sr. Luiz Gonzaga Cintra, autoridades municipais, religiosas e representantes da comunidade, porque, após 33 anos como Madre Superiora das Irmãs Cistercienses de Claraval, Irmã Carmela retornará para Itália para executar uma nova função na ordem Cisterciense na Itália.
O Prefeito Luizão e a Primeira Dama D. Helena Cintra, entregaram placa de homenagem e flores em agradecimento em nome do povo de Claraval, pelos 60 anos de profissão religiosa e 32 anos á frente da direção da Congregação Irmãs Cistercienses da Caridade.
Madre Carmela é a ultima das fundadoras das Irmãs Cistercienses que vieram da Itália para Claraval, e que partirá de volta para Itália no próximo sábado dia 29 de Outubro.

Desejamos os nossos sinceros agradecimentos e nossa gratidão, por todo trabalho, dedicação, amor e carinho para com nosso povo e nossa cidade! Que Deus continue abençoando a Senhora na sua nova jornada e saiba que estaremos sempre de braços abertas para recebê-la em Claraval.

Um pouco da história e trabalho das Irmãs em Claraval.

As missionárias Irmãs Cistercienses, chegaram em Claraval em 20 de Agosto de 1990. Eram elas:
Irmã Carmela Rostirolla, a saudosa Irmã Daniela Zaninelo e a Irmã Bertilla Di Bari, acompanhadas da Madre geral Irmã Antonieta Gaeta e Irmã Cecilia, essas duas últimas um mês após a chegada retornaram para Itália.
Convidadas pelo Saudoso Dom Carmelo, vieram para Claraval com a finalidade de realizarem o carisma e espiritualidade da sua fundadora Madre Claudia De Angelis da Cruz.

Em 1994, vendo as necessidades de algumas famílias de Claraval, as irmãs com a ajuda de benfeitores Italianos, fundaram a Creche Claudia De Ângelis da Cruz, atual - CMEI Centro Municipal De Educação Infantil Irmã Cláudia da Cruz, que acolhe cerca de 80 a 100 crianças.
As Irmãs Cistercienses, desde a sua chegada desenvolvem trabalhos sociais de relevâncias para a comunidade, dedica-se na educação cristã da juventude por meio da catequese, no crescimento humano e espiritual de pessoas de diferentes idades e condições sociais, mas sobretudo aos menos favorecidos. As irmãs de fato contribuem com a prefeitura de Claraval, com todo esse trabalho que realizam no nosso município.
As irmãs também são conhecidas pela fabricação de massa caseira de macarrão italiano.

Hoje a comunidade conta com outras 5 irmãs: Irmãs – Maria de Lourdes, Maria das Graças, Maria de Fátima, Fátima Mara e Débora Cristina.