Administração
CELEBRAÇÃO EM AÇÃO DE GRAÇAS A MADRE CARMELA PELOS 60 ANOS DE PROFISSÃO RELIGIOSA, FOI MARCADA COM HOMENAGENS E DESPEDIDAS.
Foi realizada ontem, dia 23 de Outubro de 2022 (domingo), celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 60 anos de profissão religiosa de Madre Carmela no Mosteiro de Claraval.
A celebração foi presidida pelo Prior do Mosteiro de Claraval, Padre Guilherme e teve como concelebrantes, Padre André e o Padre Norival Sardinha da cidade de Ibiraci.
Durante a missa Madre Carmela, fez a renovação de seus votos de ordenação que teve como testemunha da sociedade civil o Prefeito Luiz Gonzaga Cintra.
O evento religioso, foi marcado pelas homenagens de despedida que Madre Carmela recebeu do chefe do poder executivo, Sr. Luiz Gonzaga Cintra, autoridades municipais, religiosas e representantes da comunidade, porque, após 33 anos como Madre Superiora das Irmãs Cistercienses de Claraval, Irmã Carmela retornará para Itália para executar uma nova função na ordem Cisterciense na Itália.
O Prefeito Luizão e a Primeira Dama D. Helena Cintra, entregaram placa de homenagem e flores em agradecimento em nome do povo de Claraval, pelos 60 anos de profissão religiosa e 32 anos á frente da direção da Congregação Irmãs Cistercienses da Caridade.
Madre Carmela é a ultima das fundadoras das Irmãs Cistercienses que vieram da Itália para Claraval, e que partirá de volta para Itália no próximo sábado dia 29 de Outubro.
Desejamos os nossos sinceros agradecimentos e nossa gratidão, por todo trabalho, dedicação, amor e carinho para com nosso povo e nossa cidade! Que Deus continue abençoando a Senhora na sua nova jornada e saiba que estaremos sempre de braços abertas para recebê-la em Claraval.
Um pouco da história e trabalho das Irmãs em Claraval.
As missionárias Irmãs Cistercienses, chegaram em Claraval em 20 de Agosto de 1990. Eram elas:
Irmã Carmela Rostirolla, a saudosa Irmã Daniela Zaninelo e a Irmã Bertilla Di Bari, acompanhadas da Madre geral Irmã Antonieta Gaeta e Irmã Cecilia, essas duas últimas um mês após a chegada retornaram para Itália.
Convidadas pelo Saudoso Dom Carmelo, vieram para Claraval com a finalidade de realizarem o carisma e espiritualidade da sua fundadora Madre Claudia De Angelis da Cruz.
Em 1994, vendo as necessidades de algumas famílias de Claraval, as irmãs com a ajuda de benfeitores Italianos, fundaram a Creche Claudia De Ângelis da Cruz, atual - CMEI Centro Municipal De Educação Infantil Irmã Cláudia da Cruz, que acolhe cerca de 80 a 100 crianças.
As Irmãs Cistercienses, desde a sua chegada desenvolvem trabalhos sociais de relevâncias para a comunidade, dedica-se na educação cristã da juventude por meio da catequese, no crescimento humano e espiritual de pessoas de diferentes idades e condições sociais, mas sobretudo aos menos favorecidos. As irmãs de fato contribuem com a prefeitura de Claraval, com todo esse trabalho que realizam no nosso município.
As irmãs também são conhecidas pela fabricação de massa caseira de macarrão italiano.
Hoje a comunidade conta com outras 5 irmãs: Irmãs – Maria de Lourdes, Maria das Graças, Maria de Fátima, Fátima Mara e Débora Cristina.